Artesanato Regional
OBRA DE VIMES
A obra de vimes foi uma das principais indústrias da Madeira. A Camacha e a Boaventura (concelhos de Santa Cruz e S.Vicente, respectivamente) foram os principais centros de produção.
A par dos cestos agrícolas (utilizados nas vindimas por toda a ilha), há outros de utilidade doméstica, de todos os tamanhos e feitios. Um ramo também importante da obra de vime é a construção dos "carros do Monte". A par destes artefactos, existem ainda peças de mobiliário de todo o género, em especial cadeiras, canapés e mesas, bem como outras peças sem utilidade prática, que servem apenas como motivo decorativo.
Antes de serem usados para fazer cestos ou mobiliário, os vimes são fervidos para lhes conferir elasticidade e torná-los mais fáceis de manejar. É essa fervura que lhes dá uma cor acastanhada, em vez do branco de origem.
A maior parte da produção é hoje exportada, principalmente para a Europa e para os Estados Unidos.
BORDADOS
Os bordados da Madeira eram, na sua maioria, feitos com linha azul. Com a evolução desta indústria, passaram a bordar com linha branca, directamente sobre os tecidos, que têm gravados os respectivos desenhos.
As casas comerciais especializadas em bordados fornecem às bordadeiras tecido já estampado, trabalho feito pelos desenhadores, e depois, quando a casa recebe os bordados da mão das bordadeiras, começa a fase em que são lavados, engomados e consertados. Na segunda fase, os bordados vão para a secção das recortadeiras e em seguida para a das engomadeiras.
Os panos usados na indústria dos bordados são: o linho, a seda natural, o organdy e o algodão. Há várias cores de linho, mas as mais usadas são o branco e o cru, que se destinam a toalhas de mesa.
| Share |
Últimas notícias
- Festas da Sé
- Cantinho de Crawley de regresso
- Quem é o Papá
- Quim Barreiros: Mole Não Entra
- Simplesmente Rebeca na RCM
- Sérgio Borges na "Máquina do Tempo"
- Milhares nas ruas da flor
- Joey Medeiros lança "Promessas com sorrisos"
- Ruth Marlene "Tu queres é facebook"
- Cheira a "Festa da Flor" no Funchal
- Apanhados XIII: Qual crise?
- "Corações Alegres" de Gastão Diniz
Direitos de Autor Reservados
É permitido a utilização de textos ou fotos deste site, desde que se faça acompanhar da indicação explícita da fonte (link): www.cantinhodamadeira.ptPROJETO LICENCIADO
obrigado portugueses. é o visitante...







| Hoje | 225 |
| Ontem | 1359 |




































